quarta-feira, 21 de abril de 2010

Quanto você pagaria por um bom vinho?

Comer e beber bem podem ser considerados princípios fundamentais para algumas pessoas. Para mim é, aliás, todos gostam de desfrutar de bons pratos e saborear deliciosas bebidas. No entanto, não imaginava, ou melhor, imaginava sim, mas nunca tinha visto que o beber bem mais especificamente poderia doer tanto no bolso.

Nesta quinta-feira, visitei um Bistrô em Itaipava. Enquanto aguardava a preparação de um prato para fazer uma foto, o que demorou por volta de meia hora, admirava a adega e seus conhecidos e caros rótulos de diversos países. Dado momento, me deparei com estas três simpáticas garrafas de vinho e, confesso, me assustei.


As etiquetas coladas nelas não estão visíveis, mas acreditem, para saborear o delicioso líquido contido no interior dessas garrafas a pessoa tem que desembolsar R$ 1.560,00 na primeira garrafa, R$ 1.400,00 na segunda, e míseros R$ 3.100,00 na última.

Fiquei pensando, deve ter ouro misturado com o vinho. E pior, o que leva uma pessoa pagar R$ 3 mil em um vinho? Esse é o Ponto de Partida de uma discussão pertinente. É inegável a qualidade dele, porém, a quantia daria para mudar a vida de uma pessoa. Sou um amante de vinho, mas mesmo que tivesse uma boa situação financeira, não pagaria um valor desses em uma garrafa.

O assustador disso tudo é saber que o prazer desnecessário da minoria poderia ajudar no alento da maioria. Fica a reflexão, vale a pena essa ostentação? Cada um tem sua resposta.

5 comentários:

  1. Jun...!!!
    estou contente que você fez um blog, até que enfim néh,já era tempo...

    Realmente os preços são bem exagerados e vivemos num mundo de ostentações onde o importante é ter, e não o ser...

    Prefiro ir na Bordeaux na 16 de março e comprar uns, sai bem mais barato...
    E vinho é questão de gosto,
    uma vez comprei um vinho da tal uva Merlot e eu nem gostei, sou pobre mesmo... srs

    Beijos,
    passarei aqui mais vezes... ;]

    ResponderExcluir
  2. Também acho um absurdo o preço dos vinhos, mas acho que pagaria sim, 3 mil, pra tomar um vinho de alta qualidade. É que esse preço é claramente pra quem tem MUITA grana, e se eu tivesse muita, acabaria me dando a esses luxos, até porque já teria tudo que queria, provavelmente.

    Mas realmente mostra como é grande a desigualdade, principalmente no nosso país.

    Aposto que quando o Chico Buarque foi no Don Bistrô, tomou um desses aí! haha

    Bem vindo ao mundo dos blogs!

    ResponderExcluir
  3. Fala ae Júnior!

    Parabéns, agora até o editor está por aqui. E no próximo post quero um texto em francês, pra ver se você está aprendendo direitinho.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Mais de mil reais eu acho que não daria nem em uma peça de roupa, quem dirá numa garrafa de vinho. Até porque: 1) Eu não bebo
    2) A bebida, assim como a comida será eliminada do corpo, logo é um desperdício gastar tanto com isso.

    Quem sabe quando todos formos jornalistas bem sucedidoas a gente possa se dar esse luxo? hehehe

    http://boulevardofideas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog! Quanto ao vinho... Não posso falar muito por que não bebo. Sucesso para você.

    ResponderExcluir